Vet&Share

Controle da dor e inflamação da osteoartrite canina

Indicado para o controle da dor e inflamação relacionadas a osteoartrite canina, o medicamento Galliprant™ foi desenvolvido para levar bem-es­tar de uma forma segura e inovadora para cães portadores dessa enfermidade tão comum. De acordo com a coordenadora de Marketing Tera­pêuticos Elanco, Karina Toledo, sua prescrição é recomendada para curto, médio ou longo prazo. “Poucas são as contraindicações, porém não recomendamos o uso concomitante com outros anti-inflamatórios, como corticosteroides ou AINES inibidores da COX”, ressalta.

O modo de ação do Galliprant™ é direcionado especificamente ao receptor EP4, responsável primariamente por mediar a dor e a inflamação associadas à osteoartrite canina. Galliprant™ não inibe as cicloxigenases e, consequentemente, não afeta a produção das prostaglandinas e os mecanismos homeostáticos mediados por outros receptores. Devido à atuação seletiva na cascata inflamatória, Galliprant™ possui ação inovadora e permite um perfil de segurança exclusivo na manutenção das funções gastrointestinais, renais e hepáticas.

Osteoartrite Canina (OA)

A osteoartrite canina (OA) é uma doença degenerativa e gradualmente progressiva. A consultora técnica da Elanco, Mariana Cappellanes Flocke lembra um fato importante e, muitas vezes, pouco lembrado na rotina clínica: “A OA é uma doença de desenvolvimento frequente em cães jovens e muitos pacientes provavelmente viverão com OA não detectada por um longo tempo, obtendo o diagnóstico somente na idade adulta ou na fase senil, quando a doença já se encontra em estágios avançados e as manifestações clínicas ficam mais evidentes aos olhos dos tutores”.

O diagnóstico e a intervenção precoces são importantes para o manejo eficaz da OA, pois permitem o início de um plano de cuidados de longo prazo, em uma terapia conhecida como multimodal, proporcionando bem-estar e qualidade de vida ao animal. “Para uma resposta eficaz, devemos tratar a doença sob vários ângulos e o uso de AI­NEs são o pontos-chave no controle da dor e da infla­mação. Galliprant™ é indicado para uso desde o diag­nóstico da OA canina e atua de forma seletiva e eficaz, com perfil de segurança único. O medicamento ajuda no controle da dor associada à OA e permite que os cães atinjam níveis adequados de exercício, o que, por sua vez, ajuda a melhorar a força e a postura. Em resumo, Galliprant™ proporciona aos cães portadores da enfermidade mais qualidade de vida e oportunidade de desfrutar com suas famílias os momentos que realmente importam”, explica Mariana.

As formas de classificar objetivamente a dor relacionada à osteoartrite (OA) e estadiar essa enfermidade, tão comum entre os cães até pouco tempo, tempo não eram objetivas e os médicos-veterinários, muitas vezes, tinham que confiar em avaliações subjetivas de mobilidade e qualidade de vida, gerando disparidades na interpretação. Ou seja, o acompanhamento correto do paciente era muito desafiador.

Karina destaca que a Elanco tornou-se uma das empresas pioneiras em ferramentas de diag­nóstico e estadiamento da osteoartrite canina ao disponibilizar aos médicos-veterinários e tutores dois questionários relevantes que devem fazer parte de um plano de reabilitação multimodal. Es­sas ferramentas auxiliam os médicos-veterinários a determinarem de forma mais objetiva a gravidade da OA e os capacitam para monitorar a progressão da doença e avaliar a resposta ao tratamento. São os questionários LOAD (Liverpool Osteoarthritis in Dogs – Índice de Osteoartrite em Cães de Liverpool) e COAST (The Canine OsteoArthritis Staging Tool – Ferramenta para Estadiamento da Osteoartrite Canina).

Questionário LOAD
O LOAD é o “questionário do tutor” e deve ser o primeiro a ser preenchido para dar início ao processo de estadiamento da OA. Todo tutor que possuir um cão com qualquer suspeita ou predisposição para distúrbio articular pode preenchê-lo. O LOAD consiste em um breve questionário de 13 perguntas, simples e objetivas, sobre o estilo de vida, capacidades e limitações do cão. Já o questionário COAST deverá ser preenchido pelo médico-veterinário que, para completá-lo, deverá ter em mãos o resultado do LOAD (feito pelo tutor), mais a avaliação do PET e a avaliação da articulação, feitas pelo próprio médico-veterinário. Com o resultado do COAST, é possível chegar ao estadiamento da OA, que consiste em ESTÁGIO PRÉ-CLÍNICO, na classificação dos cães que possuem MANIFESTAÇÕES CLÍNICAS como portadores de OA LEVE, OA MODERADA e OA GRAVE.

Galliprant™ pro­porciona aos cães portadores de OA mais qualidade de vida e oportunidade de desfrutar com suas famílias os momentos que realmente impor­tam.

Mariana Cappellanes Flocke, consultora técnica da Elanco.

A Elanco tornou-se uma das empresas
pioneiras em ferramentas de diagnóstico e estadiamento da osteoartrite canina ao disponibilizar aos médicos-veterinários e tutores dois questionários relevantes que devem fazer parte de um plano de reabilitação multimodal.

Karina Toledo, coordenadora de Marketing Tera­pêuticos da Elanco

Os formulários COAST e LOAD podem ser acessados na página oficial do Galliprant™ (www.elanco.com.br/produtos/pets/galliprant) ou via QR Code e estão disponíveis para download. Em caso de dúvidas ou mais informações sobre as ferramentas, basta entrar em contato com um representante local da Elanco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *